segunda-feira, 16 de março de 2009

MÚSICA DE DUPLO SENTIDO – ARTE OU VULGARIDADE?

O forró sempre teve letras de duplo sentido. Examinem a obra de Luiz Gonzaga, Antonio Barros, Jackson do Pandeiro, João do Vale. É engraçado, é divertido, é saudável. O forró é malicioso, porque a malícia faz parte da vida. O forró fala de tudo, mas o forró eletrônico pratica apenas a “letra de único sentido”.


Um exemplo atual é o forró de duplo sentido também chamado de forró safado. Um subgênero musical variante do forró no qual as letras das músicas exploram mais de um sentido para uma certa palavra ou conjuntos de palavras. Teve seu ápice de popularidade nos anos 70 e 80.

O forró de duplo sentido se diferencia das outras variações do forró somente pelo estilo das letras de suas músicas, e não por quaisquer outros fundamentos musicais.O forró, perdeu popularidade no fim dos anos 80. De certa maneira, o gênero foi preservado através de regravações de títulos antigos.

As letras do forró eletrônico têm explorado cada vez mais um único tema: a safadeza. Veja como exemplo alguns títulos: “Dinheiro na mão, calcinha no chão”, “Mulher roleira”, “Fiel à putaria”, “Abre as pernas e dê uma sentadinha”, “Chefe do puteiro”… pode parecer vulgar citar frases como estas nesse ensaio, mas já que tocam em praça pública para 20 mil pessoas…


CARNAVAL E MÍDIA


Em toda cobertura do Carnaval, as mulheres foram o grande destaque. Ou melhor, a nudez feminina. "Elas são um espetáculo" .Mulheres vestindo biquínis e plumas. O tamanho dos seios e a exposição corporal, que ia de baixa a extrema. Os jornais abusam das fotos de mulheres seminuas.

A exposição gera convites para posar em revistas e atuar em campanhas publicitárias, entre outros trabalhos... Para as rainhas de bateria do carnaval do Rio, aqueles cerca de 70 e poucos minutos de desfile, transmitidos ao vivo para quase 190 países, também se transformam em cachês polpudos, convites para festas, capas de revistas, contratos publicitários, um carro novinho em folha, talvez até um apartamento, em apenas uma noite.